23.6.10

Milionários já se refizeram da crise e até cresceram em número

in RTP

No dia em que um estudo revelou que 73% dos europeus consideraram que no seu país a pobreza aumentou no último ano, outro estudo revela que os detentores das maiores fortunas do mundo já recuperaram das perdas da crise que atingiu o mundo em 2009.
Milionários já se refizeram da crise e até cresceram em número


A consultora francesa "Capgemini" e o banco de investimento norte-americano "Merrill Lynch" divulgaram esta terça-feira um estudo que revela que a crise que avassalou o mundo em 2009 e que ainda determina as políticas internacionais não afectou todos da mesma maneira.

Se o inquérito Eurobarómetro, realizado em torno da evolução da percepção de pobreza nos 27, e hoje tornado público, revela que um em cada seis europeus declara ter dificuldades em pagar as despesas correntes e três quartos consideram que a pobreza aumentou no seu país no último ano, o estudo sobre a "Riqueza Mundial" revela que aumentou em 17% o número de grandes fortunas. Eram em finais de 2009 dez milhões que possuíam grandes fortunas.

Mas não há apenas mais pessoas ricas no mundo. As pessoas ricas viram também aumentar o seu pecúlio. Se em 2008 as cerca de 10 milhões de pessoas com mais de um milhão de dólares para investir aplicavam 40,7 biliões de dólares em 2007, com a crise em 2008 aplicaram apenas 32,8 biliões.

O certo é que a recuperação foi notória já que o estudo revela que em 2009 essas aplicações atingiram os 39 biliões de dólares num aumento que representa cerca de 18,9% em relação ao ano anterior.

As famílias com mais de 30 mil milhões de dólares para investir viram as suas carteiras aumentar em 21,5% no ano passado.

A conclusão que o relatório tira dos dados que publica é que as grandes fortunas mundiais já conseguiram recuperar quase na íntegra para os níveis que tinham antes da crise financeira internacional de 2008.

Outra conclusão é a de que a crise acelerou o enriquecimento na Ásia sendo que pela primeira vez há tantos milionários neste continente com os que vivem na Europa.

"O que os mercados e a economia destruíram em 2008 foi reconstruído em 2009", é a principal conclusão do estudo.

No ranking dos milionários os Estados Unidos continuam a liderar a lista com quase três milhões de milionários, o que representa o crescimento de 16,5% em relação ao ano anterior, seguidos pelo Japão com 1,7 milhões e pela Alemanha com 861,500 bafejados pela riqueza.

Em quarto lugar vem a China com um aumento de 31% para os quase 480 mil milionários no país de Mao Tse Tung e que ainda se reclama do comunismo.