22.6.10

Câmara de Guimarães aumenta salários mais baixos

Por Samuel Silva, in Jornal Público

Os trabalhadores da Câmara de Guimarães aceitaram as condições propostas pela autarquia para que seja accionada a opção gestionária para os trabalhadores com salários mais baixos. Este acordo vai permitir melhorar os vencimentos de cerca de 160 funcionários municipais, pondo fim a um braço-de-ferro que durava desde Janeiro.

A medida vai afectar os trabalhadores camarários com salários inferiores a 580 euros que não tenham sido promovidos nos últimos cinco anos. Ao todo, são cerca de 160 funcionários abrangidos pela opção gestionária, apesar de inicialmente o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) exigir aumentos salariais para quase 600 operários.

"É uma proposta exígua, mas a câmara fez um ultimato, dizendo que caso não a aceitássemos não haveria espaço a negociação", explica Manuel Mendes, do STAL. Os trabalhadores reuniram-se ontem em plenário, tendo decidido aprovar a proposta feita pela câmara no final da semana passada. "Os trabalhadores entenderam que era urgente que houvesse aumentos salariais para os colegas com vencimentos mais baixos e aceitaram a proposta, mesmo que haja prejuízos para alguns deles", afirmou o sindicalista

A única exigência feita pelos funcionários da Câmara de Guimarães é que seja contemplada, no próximo orçamento municipal, a verba necessária para que, em Janeiro do próximo ano, possam ser aumentados os trabalhadores que ficaram de fora das melhorias salariais ontem acordadas entre as duas partes.