in Diário de Coimbra
A Associação Mandinga de Iúna (MIA) quer aproveitar a passagem dos U2 por Coimbra, no próximo mês de Outubro, para chamar a atenção da população para a problemática da Luta Contra a Pobreza e, ao mesmo tempo, desenvolver actividades que lhe permitam angariar fundos para ajudar a concretizar o projecto ID – Inclusão pelo Desporto, que apoia 145 jovens da Cáritas Diocesana de Coimbra com menos oportunidades.
O facto de o vocalista da banda irlandesa, Bono Vox estar, desde muito novo, associado a causas humanitárias, sendo, aliás co-fundador da One Foundation, organização que apoia e promove campanhas contra a pobreza extrema a nível internacional, faz com que a MIA esteja empenhada em conseguir que seja entregue ao músico a Medalha de Ouro da Cidade, estando, para isso, a decorrer na Internet uma petição – em http://www.lutacontrapobreza.com/peticaobono.htm – que pode ser assinada por todas as pessoas que se identifiquem com este projecto.
«No fundo, seria uma forma de lhe agradecer a presença em Coimbra e o quanto se tem dedicado a causas humanitárias», explicou Gabriela Santos, um dos seis membros da MIA que na semana passada esteve no IPJ para apresentar todos os projectos das associação, desenvolvidos no âmbito da campanha “A minha voz na luta contra a pobreza”, e que se concentrarão entre os dias 17 de Setembro e 17 de Outubro, precisamente para incluir os dois concertos que os U2 irão dar no Estádio Cidade de Coimbra.
A entrega da Medalha de Ouro de Coimbra a Bono Vox é apenas uma das lutas que a associação terá de travar até Setembro. Outra será conseguir desenvolver uma acção de campanha durante os dois dias do concerto da banda irlandesa em Coimbra, através da venda de mershandising, de forma a poder «sensibilizar a população para a importância da Luta Contra a Pobreza e angariar fundos» para o projecto ID que, embora esteja a decorrer desde 2005, nunca teve qualquer financiamento ou fundo de apoio.
Cinco anos sem apoios
O objectivo final é que aos 145 jovens da Cáritas Diocesana de Coimbra agora apoiados se juntem muitos mais de outras instituições, para que também possam, através do desporto, adquirir competências sociais e psicológicas e, ao mesmo tempo, ter acesso às mesmas oportunidades de todos os outros jovens da sua idade.
«Queremos contribuir para a inclusão das crianças e jovens através da prática desportiva», afirmou José Alexandre, responsável da associação, falando na necessidade de, neste momento, adquirir material e equipamento desportivo e um transporte que permita levar os jovens para as mais diversas actividades.
O concerto dos U2 e a coincidência de o grupo estar igualmente associado à luta contra a pobreza é apenas uma oportunidade para levar a mais pessoas a mensagem da MIA que pretende ainda, no âmbito da campanha que decorrerá entre Setembro e Outubro, promover um 1.º Ciclo Jovem de Cinema na Luta contra a Pobreza, que irá mostrar o documentário Cinema de Bairro, resultado de um protocolo entre o Instituto da Segurança Social e a Fundação INATEL, no âmbito das acções do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Está ainda nos planos da associação, como adiantou Joana Monteiro, a organização de uma Corrida Branca na Luta Contra a Pobreza, que ainda não tem data, nem local definidos, mas que é encarada como mais uma forma para chamar a atenção para esta problemática e para os objectivos da MIA.
Porque “Um Nico faz toda a diferença”
http://www.lutacontraporbeza.com é o site da MIA e é o resultado de um concurso lançado – “Junta a tua criatividade na luta contra a pobreza” – para escolher aquele que seria o “Bilhete de Identidade” da associação. O vencedor foi Filipe Moço, jovem formado pela ARCA-EUAC em 2003, que concorreu para «fazer algo mais pelo mundo em que vivemos» e acabou membro da MIA e coordenador-geral da imagem e identidade da campanha.
Filipe Moço é também o autor do Nico, a mascote da associação. Um boneco «simples e simpático» cujo nome identifica imediatamente os objectivos da MIA com este projecto que é angariar fundos para, através do desporto, dar oportunidades iguais a crianças e jovens que não as têm à partida. No fundo, a simpática mascote apenas transmite uma mensagem: “Um Nico faz toda a diferença”.
O Nico apresenta-se no site da associação, mas também está disponível no Facebook, bastando pesquisar por “Amigo Nico”. Lá estarão também todos os pormenores sobre a campanha que a MIA está a desenvolver e sobre o projecto para o qual procura angariar fundos.