24.6.10

Beja: Cáritas assinala Dia Nacional do Cigano

in Rádio Voz da Planície

Uma exposição fotográfica e uma peça de teatro de intervenção, são duas das iniciativas que assinalam as comemorações do Dia Nacional do Cigano, uma organização da Cáritas Diocesana de Beja em parceria com outras instituições, entre elas a Câmara Municipal de Beja.


Comemorar o Dia Nacional do Cigano, como contributo para a sua integração, é um dos o objectivos da Cáritas Diocesana de Beja em parceria com outras instituições, nomeadamente a Câmara Municipal de Beja.

Do programa das comemorações fazem parte hoje a inauguração de uma exposição fotográfica dedicada à comunidade cigana, patente a partir das 16:30h no atrium do Teatro Municipal Pax Júlia. Para o dia 30 deste mês, pelas 16 horas, a sala estúdio do Pax Júlia recebe a peça de teatro de intervenção “Porta Cigana” promovida pelo ACIDI- Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural, no âmbito do projecto de mediadores municipais.
Para Mariana Côco, coordenadora deste projecto na Cáritas de Beja “faz todo o sentido dedicar uma especial atenção a esta comunidade, vitima de marginalização, discriminação e pobreza” ainda segundo esta responsável “é importante contribuir para uma maior inserção e mostrar a realidade dos ciganos no nosso distrito, intervindo por um lado com esta minoria étnica e com a comunidade de forma geral”.
A etnia cigana encontra-se em Portugal há, pelo menos, cinco séculos, sendo, comparativamente a outros grupos étnicos minoritários e com menos tempo de permanência no território nacional, a que mais se distingue da sociedade dominante. O elemento que marca esta tão forte distinção é a forma como esta etnia conseguiu preservar durante séculos a sua cultura e modos de vida, quase sempre à margem da sociedade, destacando-se, principalmente, a resistência sistemática pela integração escolar e profissional.

Numa sociedade maioritária voltada para o trabalho e para o consumo, a etnia cigana vai sofrendo mudanças nos seus valores e estilos de vida e muitos dos seus membros, principalmente os jovens adultos, encontram-se divididos entre a necessidade de integração na sociedade dominante e o desejo de preservação da sua identidade e autonomia étnica.

A Iniciativa insere-se ainda nas comemorações do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e a Cáritas de Beja faz um apelo à participação da comunidade em geral, nas iniciativas programadas.