29.6.10

Preços sobem 2% em Maio nos países da OCDE

in Diário de Notícias

A taxa de inflação nos países da OCDE subiu dois% em maio, face ao mesmo mês de 2009, baixando dos 2,1% observados em Abril, com Portugal a manter uma subida homóloga de 1,1%.

De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), esta descida na taxa de inflação reflecte essencialmente o abrandamento dos preços da energia, que subiram 11% em maio, contra o aumento de 12,1% observado em Abril

Os preços da alimentação subiram 0,5% em maio, o que representa a terceira subida depois de um período com variações negativas entre Setembro de 2009 e Fevereiro deste ano.

Excluindo as categorias alimentação e energia, os preços no consumidor no conjunto dos 30 países da OCDE subiram 1,3% em maio, ficando inalterados em relação a Abril

Em Portugal, os preços ao consumidor aumentaram 1,1% face ao mesmo período do ano passado, com a energia a ficar 11,9% mais cara e a alimentação a descer os preços em 1,8%.

A Turquia, com um aumento de preços de 9,1%, a Grécia, com mais 5,3%, e a Hungria, com 5,1%, foram os países com maiores aumentos de preços.

Na Alemanha a inflação registou um aumento de preços de 1,2%, a Inglaterra de 3,4% e o Japão e a Áustria registaram descidas na inflação de, respectivamente, 0,9 e 0,6%.