29.6.10

Crianças e idosos ganham novo espaço em Matosinhos

Catarina Lima, in Jornal de Notícias

O Centro Social e Cultural de Custóias, em Matosinhos, cresceu, agora que está pronto um novo espaço disponível para acolher 33 crianças e mais 30 idosos. Trata-se de um investimento de 1,25 milhões de euros, comparticipado pela Autarquia e por fundos comunitários.

Com este novo edifício, o Centro Social fica com capacidade para acolher um total de 60 idosos nos centros de convívio e de dia, tendo 150 serviços de apoio domiciliário. A nova creche receberá 30 crianças, entre os quatro e os 36 meses.

“Ainda este mês entrará em funcionamento o centro de dia. A creche irá começar no próximo ano lectivo, ou seja, em Setembro”, garantiu Guilherme Pinto, que ontem visitou o equipamento.

As instalações, desenhadas por técnicos da Autarquia, ficam junto ao Campo da Feira, ao Quartel da GNR e à EB 2, 3 de Custóias.
“Este empreendimento vai dar a Custóias 24 postos de trabalho, sendo que esta é uma das freguesias mais carenciadas de Matosinhos”, acrescentou.

A concretização desta obra encontra-se integrado no Plano de Desenvolvimento Social do concelho. “É o primeiro edifício pronto de um projecto de dez imóveis de cariz social que vamos espalhar por Matosinhos”, concluiu Guilherme Pinto.

Com as novas instalações, o imóvel onde hoje continua a estar o Centro Social passará a ficar reservado para serviços como tratamento de roupas e confecção de refeições.

Maria Inês Silva, utente do centro de dia de Custóias, era ontem uma das que mais feliz se mostrava com o novo edifício: “Este aqui é maior. É bonito e com bastante espaço para nós. No outro, quando fazíamos festas não podíamos convidar muita gente porque não cabia”, contou.

“Faço todas as actividades para idosos que o centro realiza. Só não vou à piscina. Este alargamento foi um bom investimento, mas se funcionasse como lar e as pessoas ficassem de noite era melhor. Quase todas as freguesias de Matosinhos têm um. Custóias também devia ter”, considerou outra utente do centro de dia, Maria Amália Nascimento, de 70 anos.

O Centro Social e Cultural de Custóias é uma instituição particular de solidariedade social criada em 1994 e funciona desde 1999 em instalações cedidas pela edilidade.