25.6.10

Há casos de fome na Diocese de Viana do Castelo

in RR

A Diocese de Viana angariou meio milhão para apoiar mais carenciados.

Meio milhão de euros foi a verba que a Diocese de Viana do Castelo aplicou em 2009 em projectos de solidariedade e apoio aos mais carenciados, uma ajuda que também teve em conta as vítimas do terramoto no Haiti e do temporal na Madeira.

Os dados foram avançados à Renascença pelo director do secretariado da Pastoral Social daquela Diocese do Norte do país, onde já há casos de fome sinalizados na sequência da crise e do aumento da pobreza na região. “Este dinheiro foi aplicado de muitos e variados modos: assistência na doença, pagamento de medicamentos em farmácia, pagamento de consultas, de rendas de casa, arranjos em casa de carenciados, pagamento de roupas, alimentos. É uma variedade muito grande e também o número e a quantidade dos pobres e das necessidades”, explica o Padre Artur Coutinho.

O diagnóstico é preocupante numa altura em que aumenta o desemprego e a pobreza, havendo mesmo casos de fome. O Padre Artur Coutinho teme que a situação venha a agravar-se ainda mais na Viana do Castelo com a introdução de portagens nas SCUT, uma decisão que terá impacto directo nas contas das empresas.

“No nosso caso do impacto vai ser ainda maior. As empresas pequenas têm fechado e, agora com as portagens, mais vão fechar. Só o pagamento de portagens daqui para a zona industrial da zona da cidade de Viana, aquela empresa que tem de ir lá duas, três ou quatro vezes por dia, deixa de ir ou então fecham”, alerta o director do secretariado da Pastoral Social da Diocese de Viana.

O Padre Artur Coutinho considera que o país está a viver uma “crise sem paralelo” e mostra-se preocupado com as situações de utilização abusiva dos dinheiros públicos e com as pessoas que vivem de ajudas e “às custas dos outros”.