29.6.10

Clima económico sobe, queda da confiança dos consumidores

in Diário de Notícias

O clima económico aumentou ligeiramente em Junho, mantendo a trajectória ascendente iniciada em maio de 2009 e registando o valor mais elevado desde Setembro de 2008, enquanto a confiança dos consumidores atingiu o valor mais baixo do último ano.

De acordo com os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e Consumidores, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, em Junho observou-se uma recuperação dos indicadores de confiança relativos ao Comércio e à Construção e Obras Públicas.

A Indústria Transformadora e de Serviços registou, por sua vez, uma deterioração.

Segundo o INE, o indicador de clima económico recuperou para os 0,1% em Junho, prolongando-se a recuperação iniciada em maio do ano passado.

Em relação ao agravamento do pessimismo das famílias, o INE refere que resulta do contributo negativo de todas as componentes do inquérito, com as expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar a apresentar o contributo "mais intenso".

O indicador de confiança dos consumidores recuou assim de 38,3 pontos negativos em maio para 40,1 pontos em Junho, o valor mais baixo desde Junho de 2009, altura em que foram registados 43,5 pontos.

Segundo o INE, as expectativas sobre a evolução da situação económica do país diminuíram "expressivamente" nos últimos sete meses, contrariando o forte aumento iniciado em Abril de 2009.

As perspectivas de evolução da poupança, por sua vez, "prolongaram o perfil negativo observado desde Novembro, aproximando-se do mínimo histórico da série registado em Abril de 2009".

As perspectivas de evolução do desemprego, por seu turno, aumentaram ligeiramente em Junho, após ter diminuído nos três meses anteriores.