23.6.10

Mais de 90% dos portugueses dizem que pobreza aumentou no país no último ano

in Sic

Mais de 90% dos portugueses têm a percepção de que a pobreza aumentou em Portugal nos últimos 12 meses, segundo uma sondagem Eurobarómetro hoje divulgada em Bruxelas.

Estes números só são superiores na Grécia, onde 94% dos inquiridos considera que a pobreza aumentou nos últimos 12 meses.

A média dos 27 estados-membros da União Europeia (EU) é de 73%, com 38 % a considerarem que a pobreza aumentou muito e 37% a dizerem que cresceu ligeiramente.

Questionados sobre se o orçamento doméstico é suficiente para pagar as despesas correntes, como as alimentares, 82 % dos portugueses responderam afirmativamente, sendo a média da UE de 83 %.

No entanto, quando o questionário acrescenta o pagamento de dívidas assumidas, 39 % dos portugueses reconhecem ser "uma luta constante", 32 % dizem ter "por vezes" dificuldades, 22 % respondem não ter quaisquer problemas com pagamento de contas e 7 % admitem deixar dívidas por pagar. A média europeia é de, respetivamente, 15, 34, 46 e 5 %.

A sondagem mostra que um em cada seis europeus declara ter constantemente dificuldade para pagar as despesas correntes e três quartos consideram que a pobreza aumentou no seu país no último ano.

Este inquérito surge quando já decorreu a primeira metade do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e após o compromisso assumido no passado dia 17, pelos dirigentes da UE, de retirar 20 milhões de europeus da pobreza e da exclusão social na próxima década.

Em Portugal foram questionadas 1005 pessoas, 695 através de telefone fixo e 310 via telemóvel.

As entrevistas foram feitas pela Consulmark, entre 18 e 22 de maio.