23.6.10

“O que é a pobreza para ti?” alvo de exposição

in Jornal das Caldas

“O que é a pobreza para ti?”. A pergunta foi feita a uma turma do 10º ano da Escola Técnica Empresarial do Oeste, Caldas da Rainha.


As respostas tomaram a forma de fotografia. E muitos descobriram que a pobreza e a exclusão podem estar mais perto do que se imagina. Às vezes perto demais.

Do trabalho desenvolvido originou uma exposição na Galeria Municipal Osíris, entre 14 e 18 de Junho. Eram quase duas dezenas de imagens que ilustravam, do ponto de vista de cada um dos alunos participantes, cenários de pobreza e de exclusão, tantas vezes dissimulados.A par das imagens expostas, duas superfícies em branco esperavam pelos contributos dos visitantes da mostra que podiam ali deixar as suas opiniões acerca das acções de combate à pobreza e exclusão social.

Este projecto integra-se nas iniciativas do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social e resultou de uma parceria do município das Caldas da Rainha com a Rede Europeia Anti-Pobreza (REANP).

Nesse contexto a REANP está a desenvolver em vários pontos do distrito um projecto que se chama “Pela Inclusão social: sensibilização, mobilização e debate”.

Marisa Godinho, técnica da REANP, falou do projecto e de como foi estabelecida a relação com os alunos: “Há uma abordagem inicial ao tema, em que é colocada a questão, depois há uma sessão de sensibilização acerca da temática e daí surgem as interpretações individuais, neste caso as fotografias e os comentários”.