25.6.10

Amnistia Internacional elogia trabalho dos G8

in iInformação

A Amnistia Internacional elogiou hoje os Estados que integram o Grupo dos 8 (G8) pela sua promessa de aumentarem a transparência e os seus esforços, individuais e coletivos, para alcançar os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM).

Estas considerações da organização foram feitas a propósito de um relatório divulgado hoje a propósito da da cimeira do G8, o grupo dos países mais industrializados do mundo, que decorre em Muskoka, Canadá.

Em comunicado, a Amnistia diz acreditar que os padrões dos direitos humanos – e o dever de todos os governos em os cumprirem – devem ser colocados no centro dos esforços para cumprir as promessas feitas por ocasião da Declaração do Milénio.

Os Objetivos do Milénio são erradicar a fome e a pobreza extrema, generalizar a educação primária, promover a autoridade de género e capacitar as mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde maternal, combater sida, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Para os que vivem na pobreza, acentua a Amnistia, “a cooperação internacional e a assistência podem desempenhar um papel crucial na garantia da realização de níveis mínimos de direitos económicos, sociais e culturais”.

O relatório do G8 sobre a ajuda aos mais pobres do mundo enfatiza que o propósito da ajuda é promover o crescimento sustentável e contribuir para melhorias tangíveis na vida destas pessoas.