22.6.10

Portugal é o nono país mais pobre da União Europeia

in TSF

Dados provisórios do Eurostat indicam que Portugal é o nono país mais pobre da União Europeia e que os portugueses têm menos poder de compra que os gregos.
Há três anos que Portugal não "arreda pé" e continua a registar um pib per capita de 78 por cento e é mais uma vez o nono país mais pobre dos 27.

Esta posição foi agora alcançada por Malta que nos últimos anos tem estado perto de Portugal, apenas com um ponto de diferença.

Também a vizinha Espanha, manteve o mesmo indicador de riqueza por habitante que tinha em 2008, embora seja necessário ter em conta que apesar da estagnação os espanhóis surgem seis lugares acima de Portugal.

Espanha está assim à frente, por exemplo, da Itália e da Grécia, que apesar da crise, no ano passado já tinha um poder de compra maior que o português.

O mais pobre de toda a União Europeia continua a ser a Bulgária, no mesmo grupo estão também a Letónia, Lituânia, Roménia e Polónia.

Os dados, provisórios, do Eurostat mostram que os luxemburgueses são os mais ricos, com um pib per capita de 268 por cento, ou seja, quase três vezes acima da média da União Europeia.

A Irlanda, a Holanda e a Áustria são também países que marcam a diferença pela positiva, estando entre os mais ricos dos 27.