15.9.14

Cáritas pagou mais de seis mil euros de propinas a 14 famílias

in RR

Verba sai do Fundo Social Solidário criado em 2011

Querem mas não podem. Quatro em cada 10 jovens sem dinheiro para estudar

O pagamento de propinas universitárias tem absorvido a maior parte da parcela financeira do Fundo Social Solidário com que a Cáritas tem ajudado famílias em matéria de educação, ultrapassando os seis mil euros nos primeiros sete meses de 2014.

Dados da Cáritas Portuguesa, a que a agência Lusa teve acesso, mostram que, entre Janeiro e Julho, saíram do Fundo Social Solidário 6.170,66 euros para ajudar 14 famílias portuguesas a pagarem as propinas universitárias.

Este valor representa 39,3% da verba do fundo aplicado em necessidades educativas nestes primeiros sete meses do ano, e que totalizou 15.667,70 euros, distribuídos por 34 famílias.

Entre outras situações, esta verba auxiliou cinco pessoas na sua formação, quatro famílias pagarem as mensalidades no ensino pré-escolar, duas a pagarem material escolar e deslocações.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, é possível constatar que, ao nível da educação, a Cáritas apoiou em 2014 menos famílias, mas com mais verbas, já que entre Janeiro e Julho de 2013 houve 39 famílias a precisarem de ajuda, as quais a Cáritas apoiou com 14.824,45 euros.

Desde a criação do Fundo Social Solidário, em Fevereiro de 2011, foram já mais de 34 mil euros com que a Cáritas Portugal ajudou várias famílias só para o pagamento de propinas universitárias.