Ana Elias de Freitas, in Voz da Planície
O deputado do PSD, eleito por Beja, retomou, aquele que espera ser o último Roteiro Social e no qual prevê concluir todas as visitas às IPSS’s do distrito. Nas visitas efectuadas esta semana, Mário Simões centrou atenções no Lar da Salvada e na Rede Europeia Anti-Pobreza.
O parlamentar já tinha estado no Lar da Salvada – Fundação Joaquim Honório Raposo, mas regressou àquele local esta semana, para se reunir com a Direcção, porque surgiu uma situação de constrangimento na Segurança Social que impede a instituição de ver aumentada a sua capacidade de oferta e resposta. Neste contexto revelou que agendou para o dia 6 de Outubro, uma reunião técnica, que tem como objectivo ultrapassar o constrangimento em causa.
Mário Simões esteve também no núcleo de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza e referiu que esta foi uma reunião muito importante. Neste encontro, o deputado frisou que ficou a saber que o distrito de Beja regista um número baixo de sem-abrigo, comparando com outras regiões do País e que a filosofia desta entidade passa sobretudo, pela utilização de estratégias de inclusão, no combate à pobreza, como é o caso do projecto que tem no terreno “Flores de Esperança”.
O deputado do PSD relevou também, um outro projecto, o das “Aldeias Lar” ou “Aldeias Sociais”, que na sua opinião contribui para o repovoamento das localidades que os recebem e que em simultâneo ajudam as IPSS’s, a elas ligadas, a obter receitas. Neste caso deu como exemplo, a “Aldeia Lar” da localidade de S. Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.
Por último, Mário Simões fez questão de deixar ainda, a nota de preocupação que lhe foi transmitida, relativamente à comunidade cigana de Vidigueira. Sobre esta matéria, o parlamentar disse considerar que a autarquia tem responsabilidades, no problema criado, e deixou o apelo à Câmara de Vidigueira, no sentido de encontrar a solução adequada, com o apoio de outras entidades, que satisfaça as necessidades da comunidade em causa e daquela em que está integrada.