16.9.14

Portugal entre os quatro países com taxa de vagas de trabalho mais baixa da União Europeia

por Diogo Cavaleiro, in Negócios on-line

0,6% dos postos de trabalho existentes em Portugal estavam vagos no segundo trimestre do ano. É a mesma percentagem dos três meses anteriores. E é uma das mais baixas da União Europeia, onde a média se situa nos 1,6%.

Primeiro, Letónia. Depois Polónia. Seguem-se Espanha e Portugal. São estes os quatro países da União Europeia em que as vagas no mercado de trabalho representam a percentagem mais baixa face a todos os postos de trabalho existentes (vagos ou ocupados).

A taxa portuguesa fixou-se em 0,6% no segundo trimestre do ano, idêntica à dos primeiros três meses, segundo dados do gabinete de estatísticas europeu. Na comparação com o mesmo período do ano passado, há já uma melhoria: o número de postos de trabalho vagos aumentou de 0,4% para os referidos 0,6%.

A taxa de posto de trabalho vago expressa-se através da divisão do número de postos de trabalho vagos sobre o número de postos de trabalho ocupados somados ao número de postos de trabalho vagos.

Portugal apresenta então, neste campo, um dos números mais reduzidos no segundo trimestre. A percentagem mais baixa é a da Letónia, com 0,4%. A da Polónia é de 0,5% no primeiro trimestre, dado que valores do período entre Abril e Junho são confidenciais. Portugal e Espanha têm 0,6% dos postos de trabalho de toda a economia vagos. A média comunitária é de 1,6%, a da Zona Euro é de 1,7%. A Alemanha, com 2,8%, e a Bélgica, com 2,4%, são as economias em que há mais postos de trabalho disponíveis, de acordo com o Eurostat.

A taxa de "ocupação" dos postos de trabalho subiu em Portugal na comparação homóloga, pelo que o país acompanhou a evolução da média comunitária na transição entre estes períodos. "A taxa subiu em 15 países, permaneceu estável em quatro e caiu em sete comparativamente com o segundo trimestre de 2013", escreve o Eurostat. A média de 1,7% na Zona Euro é a mais elevada dos dois últimos anos, ainda que não tenha chegado aos valores anteriores a 2007, antes da crise financeira global que teve um forte impacto no mercado de trabalho.

Em Portugal, a recuperação desta taxa no último ano aconteceu depois de muitos empregos terem sido destruídos na sequência das medidas de austeridade impostas na sequência do resgate financeiro. A taxa de desemprego também tem vindo a cair nos últimos meses, depois de ter alcançado máximos. A recuperação económica que se sentiu no mesmo período poderá ter dado aos empregadores uma maior disponibilidade para contratar em 2014 do que no arranque de 2013, ainda que sem grandes euforias, dada a baixa taxa.

Posto vago, posto ocupado

O Eurostat explica que um "posto de trabalho vago" é um posto remunerado (criado recentemente, sem ocupação ou que irá, em breve, ficar disponível), para o qual um empregador está activamente à procura de um candidato. Uma procura que pode acontecer tanto dentro como fora da empresa que dirige. O objectivo é ocupar aquele posto no momento ou no curto prazo.

Por sua vez, um "posto de trabalho ocupado" é já um posto remunerado por uma empresa.

A taxa de postos de trabalho vagos faz a divisão entre o número de postos de trabalho vagos sobre a soma entre postos de trabalho ocupados e postos de trabalho vagos. O que dá a percentagem de "vagos" que existem numa determinada economia.