15.9.14

«Europa 2020»: Objetivos sociais e ecológicos

in Agência Ecclesia

Seminário Internacional promovido pela LOC/MTC afirma que estão em causa


Oliveira de Azeméis, Aveiro, 14 jun 2014 (Ecclesia) - A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) afirmou hoje em comunicado que as políticas sociais e económicas impedem que se atinjam os objetivos anunciados na estratégia “Europa 2020” de “uma Europa Social e Ecológica”.

No documento conclusivo do Seminário Internacional sobre “Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo – na estratégia Europa 2020”, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a LOC/MTC afirma que no continente "existem muitas contradições, e, para lá dos documentos e de algum discurso oficial, tem seguido o caminho contrário”.

Para os participantes no seminário, “a redução da intervenção dos Estados, a desregulamentação, o aumento do desemprego, a recessão económica, a redução das políticas sociais, a desvalorização do trabalho e de quem o executa e o bloqueio da contratação coletiva e da justiça social” impede que se atinjam os “objetivos anunciados de uma Europa Social e Ecológica”,

A LOC/MTC afirma a necessidade de “mobilização e participação das populações” para “alterar as estruturas e mudar a situação, continuando a defender o espaço Europa, com trabalho humano e investigação não subjugados ao capital e ao lucro”.

Para os participantes no Seminário, que decorreu em Oliveira de Azeméis (distrito de Aveiro), é necessário impor “regras limite aos mercados; valorizar ciclos de economias regionais; associar políticas de desenvolvimento às climáticas; fomentar regras de comércio justas e qualitativas; aproveitar melhor os recursos e as novas tecnologias”.

A LOC/MTC defende ainda que devem ser aproveitados "todos os meios para eliminar a pobreza, promovendo a justa distribuição da riqueza” e que não se pode “abdicar da dignidade e do valor das pessoas”, garantindo-lhes “o trabalho digno e justamente remunerado”.

Os trabalhadores cristãos sustentam que “não deixar esquecer os valores e a necessidade de dignificar o trabalho e os trabalhadores” e “reviver a esperança de que se pode rejeitar esta economia que mata” são os desafios a vencer.

No documento conclusivo do seminário, que decorreu entre os dias 6 e 8 de junho, afirma-se a necessidade de garantir a "sustentabilidade do planeta”, “travar as alterações climáticas, preservar os recursos e respeitar o equilíbrio da natureza”.

O Seminário Internacional sobre “Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo – na estratégia Europa 2020” contou com participantes de Movimentos Operários de Portugal , Espanha Alemanha e Bélgica e do EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e Base-FUT.

Durante a iniciativa, os participantes conheceram projetos de dignificação do trabalho na freguesia de S. Roque, onde decorreu o encontro, no município de Oliveira de Azeméis e em indústrias da região.

PR