15.9.14

Rede Europeia Anti-Pobreza pede nova análise do Governo

in Diário do Minho

Metas da Estratégia 2020 Rede Europeia Anti-Pobreza pede nova análise do Governo A Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal analisou o relatório “Ponto de Situação das Metas em Portugal”, que avalia os objetivos da Estratégia 2020, e pede ao Governo português uma «nova reflexão» com outros «documentos oficiais e fontes nacionais».

«Embora o documento saliente que Portugal se encontra no caminho da concretização das metas estabelecidas, a análise apresentada é meramente descritiva tendo por base números e taxas que indicam, na maior parte dos casos, cenários otimistas», explica a EAPN Portugal.

No comunicado enviado à Agência Ecclesia, a organização alerta que o documento apresenta uma imagem «da pobreza e da exclusão social no país distorcida» que tem «necessariamente consequências na definição das políticas e medidas dirigidas a esta problemática».

A EAPN Portugal sugere uma «nova reflexão» dos dados presentes no documento “Ponto de Situação das Metas em Portugal” com base noutros «documentos oficiais e fontes nacionais» que reflitam um país com «sérios riscos no cumprimento das metas da Estratégia 2020».

Para a Organização Não-Governamental (ONG), o documento de abril de 2014 apresenta dados «muito genéricos que não parece ser congruente com as notícias e relatórios publicados durante este período» onde «não se faz uma leitura clara e real em termos económicos e sociais».
Redação/Ecclesia