16.9.14

FAO: 100 milhões de pessoas salvas da fome na última década

Cláudia Arsénio com AFP, in TSF

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação anunciou hoje, em Roma, que 100 milhões de pessoas foram salvas da fome nos últimos dez anos. Ainda assim, sublinha a organização, há 805 milhões a passar fome no mundo.

A melhoria, apesar das fortes disparidades regionais, deverá permitir atingir os "Objetivos do Milénio", fixados pelas Nações Unidas em 2000, e que preveem a diminuição para metade do número de pessoas com fome em 2015, precisou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Globalmente, os números da fome diminuíram em todo o mundo. A percentagem de pessoas sub-nutridas passou, na última década, de 18,7% para 11,3% da população mundial. Nos países em desenvolvimento, a proporção passou de 23,4% para 13,5%.

No entanto, a FAO sublinha neste relatório elaborado com o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), que a luta contra a fome no mundo revela profundas disparidades regionais.

Na África subsaariana, por exemplo, o progresso foi reduzido nos últimos anos e uma em cada quatro pessoas está subnutrida. O relatório destaca, no entanto, que há motivos para ter esperança devido ao crescente compromisso político na luta contra a fome.

A FAO acredita que um forte crescimento económico vai melhorar as condições de vida da população. De acordo com o texto, sete das dez economias que estão a desenvolver-se a um nível mais rápido estão em África.