2.9.14

Famílias camponesas recebem utensílios e sementes

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Diversos utensílios e sementes foram entregues a mais de mil famílias camponesas, em Namibe, Angola, no âmbito do Programa do Executivo angolano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza


Mais de mil famílias camponesas foram apoiadas da província de Namibe, em Angola. Os camponeses receberam 60 charruas de tração animal, 2800 enxadas, 33 regadores, 2800 catanas, adubadores, motobombas e sementes de cenoura, repolho, couve, tomate e cebola. Os utensílios e sementes foram distribuídos a 1365 famílias de 13 cooperativas, no âmbito do Programa do Executivo angolano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza.

João Luis Abel, técnico da Direção Provincial da Agricultura, afirmou, no ato da entrega, que esta ação pretende fomentar a «recuperação da capacidade de produção agrícola e de meios de subsistência da população, principalmente a que foi afetada pelas cheias em 2011». O responsável destacou que o projeto está a ser «promovido pela organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em Angola (FAO), em parceria com Associação dos Sinistrados (ASS), do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e o governo local».

Maladudi Haloi, representante da FAO em Angola, garantiu, segundo a agência Angola Press, que a instituição «vai desenvolver várias atividades, em parceria como o governo, para o combate à fome e à pobreza nas comunidades, como a entrega de mais motobombas, alfaias, fertilizantes, assim como a formação de camponeses em matérias ligadas à produção e à conservação de produtos».