3.9.14

Pobreza atinge um em cada três jovens portugueses

in Esquerda.net

O risco de pobreza entre os jovens portugueses disparou de 22% para 30% numa década, revelam as estatísticas do Eurostat.

Eurostat indica que o número de jovens em risco de pobreza subiu de um quinto para um terço dos portugueses entre os 20 e os 24 anos. Foto Paulete Matos.

Segundo os dados revelados pelo Eurostat e divulgados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, 29,8% dos jovens portugueses entre os 20 e os 24 anos está em risco de pobreza. Um número que disparou na última década: em 2004, eram 22,8% na mesma situação.

A percentagem dos jovens entre os 15 e os 34 anos que não estudam e estão desempregados mais do que duplicou no mesmo período: passou de 14,4% em 2004 para 31,3% nos dados agora divulgados. São números bem acima da média europeia, que se situa nos 20,4%.

Ouvido pelo JN, o sociólogo Boaventura Sousa Santos não se mostra surpreendido com os novos dados. "Na Europa, o capital financeiro não pode ir buscar as suas taxas de rentabilidade à exploração de recursos naturais, indo buscá-las aos recursos humanos, isto é, reduzindo salários, pensões, etc.".
Também o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti Pobreza, reagiu sem surpresa aos números, sublinhando que "os mais jovens vivem sem perspetivas de futuro, com a ideia de que a sociedade não tem lugar para eles e que, como tal, não têm grandes razões para viver".