25.5.21

"Roteiro Social" está a ouvir desafios e preocupações de instituições locais de Amarante

Ana Regina Ramos, in a Verdade

Hugo Carvalho, candidato à Câmara Municipal de Amarante pelo Partido Socialista, está a promover um conjunto de visitas às várias instituições do concelho que atuam na área social.

O Roteiro Social pretende "ouvir os desafios e as preocupações de quem diariamente está no terreno" para que possam ser incorporadas no seu projeto. "O nosso programa de ação tem que estar em linha com as especificidades e as necessidades do território", sublinha, citado por um comunicado do partido.

"Somos um concelho privilegiado. Felizmente, em Amarante, temos instituições que têm tido a capacidade de construir respostas sociais altamente eficazes e mobilizadoras, em alguns casos mesmo inovadoras, constituindo-se como verdadeiros exemplos do melhor que se faz em Portugal nesta área", refere, destacando o "enorme espírito de missão e de voluntariado que caracteriza quer os dirigentes, quer os colaboradores".

Hugo Carvalho acredita que o terceiro setor "é um dos maiores empregadores do concelho" e lança o repto da "necessidade urgente de se realizar um estudo que faça a caracterização desta rede de entidades e o serviço que prestam, mas também uma clara avaliação do impacto económico do terceiro setor em Amarante".

"O reforço do trabalho em rede é, claramente, uma necessidade e um desafio sentido por todas as instituições visitadas e que Hugo Carvalho assinala como uma das principais fragilidades, cabendo à autarquia, na qualidade de facilitador, a responsabilidade de liderar este processo", indica o comunicado.

"A proximidade e a colaboração permitem criar sinergias que são cruciais para o desempenho de cada uma delas, ao mesmo tempo que podem ser equacionados ganhos de eficiência", comenta o candidato, enumerando "a mudança do topo de necessidades, o envelhecimento da população, as alterações no sistema e na legislação, a transferência de competências para as autarquias, os escassos recursos humanos e financeiros" como "alguns dos enormes desafios" que se colocam atualmente no setor social e que "não podem ser ignorados por quem tem responsabilidades na política local".

Este é o primeiro de um conjunto de roteiros temáticos que a candidatura "Amarante como Imaginamos" vai promover ao longo das próximas semanas e que abordará diferentes setores.