4.3.09

Cavaco preocupado com combate à pobreza

Eunice Lourenço, in RR

É preciso combater a pobreza “porque a miséria e o desespero são factores de conflito e de instabilidade”, afirmou o Presidente da República, Cavaco Silva, que está em visita oficial à Alemanha.

No jantar de Estado em sua honra, o Presidente português disse que a actual crise financeira é um teste para a União Europeia. E para o vencer é preciso ter uma visão de futuro que inclua os pobres.

“Uma visão de futuro implica sermos capazes de dar resposta às situações de pobreza. Por razões humanitárias, por razões de equidade, mas também por interesse político”, afirmou Cavaco.

No jantar de Estado em sua honra, Cavaco Silva voltou a defender a rápida ratificação do Tratado de Lisboa.

Mostrando a total sintonia de opiniões, o Presidente alemão disse que o proteccionismo não ajuda ninguém na actual crise e que são necessárias reformas internas nos países da União Europeia.

Horst Köhler afirmou ainda que Portugal pode assumir um importante papel de mediador na actual situação, devido aos laços históricos que tem com África e com a América Latina.

Terminou assim o primeiro dia da visita oficial de Cavaco à Alemanha. Um dia que também se encontrou com a chanceler Angela Merkel e em que a situação da Qimonda esteve presente nos contactos políticos.