13.3.09

Conselhos para não cair na tentação do sobreendividamento

Teodoro João, in O Setubalense

Gerir o orçamento sem derrapar” é o tema do workshop a realizar na tarde desta segunda-feira, no Centro de Cidadania Activa. Esta iniciativa pública da FENACOOP e REAPN visa alertar e dar conselhos para o preocupante fenómeno do sobreendividamento.

Numa perpectiva de prevenção de novos casos, mas também para fazer face aquelas situações de famílias que já caíram no crescente fenómeno do sobreendividamento. No fundo, este workshop pretende alertar consciências e indicar algumas soluções para o actual problema do consumo, créditos e endividamento.

Intitulado “Gerir o orçamento sem derrapar”, o workshop da tarde desta segunda-feira é destinado à comunidade em geral, mas também a técnicos de intervenção social, e integrada na programação “Março Mulher”.

Numa altura em que tanta se fala sobre a crescente situação do endividamento das famílias, e de todas as situações que tal fenómeno implica, o núcleo distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) e a Federação Nacional de Cooperativas de Consumo (FENACOOP) resolveram levar a cabo este workshop, de prevenção e alerta à comunidade.

“Com esta sessão pretendemos reflectir sobre os actos de consumo quotidianos e reforçar comportamentos ajustados no âmbito da gestão do orçamento familiar”, começou por esclarecer a «O Setubalense» Ana Vizinho, técnica responsável do núcleo distrital da REAPN, para quem “repensar a forma como consumimos e distinguir gastos essenciais de gastos secundários, constituem algumas das prioridades desta sessão.”

Este oportuno Workshop vai, entre outros, transmitir noções relacionadas com poupança e endividamento; minimizar os riscos da má gestão económica; Proporcionar ideias e expôr conselhos entre o útil e o superflúo.

De resto, os temas a debater, são: A Sociedade de consumo e crédito (grandes tendências com reflexos nos padrões de consumo; novos valores e estilos de vida, evolução do crédito, da popupança e do endividamento); O Crédito ao Consumo (conceitos no crédito, tipos de crédito ao consumo; perigos do crédito e precauções a ter no recurso ao crédito). Gerir os orçamentos pessoais e consumo sustentável é o terceiro tema, o qual indicará como agir em caso de dificuldades financeiras.

Patrícia Gomes, em representação da Federação Nacional das Cooperativas de Consumidores (Fenacoop) vai mediar este workshop que se quer informal, a ter lugar na tarde de segunda-feira - entre as 15.30 e as 18.30 horas -, nas instalações do Centro de Cidadania Activa, sito na Rua João Eloy do Amaral.

Ana Vizinho, técnica da REAPN, confirmou ao nosso jornal já estarem inscritos diversos técnicos que trabalham na área da intervenção social. “Também os técnicos que trabalham nesta área mostram-se cada vez mais interessados nesta matéria, porque são defrontados com situações desta natureza,” aludiu.

REAPN O núcleo distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (REAPN) tem por finalidade a promoção da luta contra a pobreza e a exclusão social, a partir do desenvolvimento integral da pessoa humana, através de estratégias que passam por uma abordagem integradora dos problemas sociais e pela participação de todos os agentes sócio-institucionais, numa lógica de trabalho de partilha, de avaliação e de adopção de práticas em consonância com os princípios da organização.