in iOnline
O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados mais do que duplicou em agosto, um novo recorde desde que a informação é recolhida, tendo o Instituto do Emprego e Formação Profissional registado 9.438 casais nesta situação.
De acordo com os dados hoje divulgados no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), "o número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de agosto de 2012, de 9.438, mais 102 por cento (mais 4.765 casais) que no mês homólogo", lê-se no documento intitulado "Informação mensal sobre estado civil do desempregado e condição laboral do cônjuge".
Quando comparado com julho, o número de casais inscritos no IEFP subiu 7,2 por cento, registando-se um acréscimo de 631 casais.
De acordo com os dados de agosto, divulgados na semana passada, "o desemprego registado nos Centros de Emprego do Continente aumentou 26 por cento face ao período homólogo e 4,4 por cento face ao mês anterior", mas no caso dos desempregados casados ou em união de facto (os que contam para esta análise do IEFP), o aumento face a agosto do ano passado chegou aos 22,4 por cento, representando mais 58.471 desempregados. Já a variação face ao mês anterior ficou-se pelos 2,7 por cento, o que revela uma subida de 8.251 pessoas sem emprego.
Do total de desempregados casados ou em união de facto e inscritos nos centros de emprego, 18.876 têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado, o que revela uma percentagem de 5,9 por cento face ao total de 641.218 pessoas sem emprego.