Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line
A actividade económica na zona euro regista em Setembro a contracção mais intensa desde Junho de 2009, segundo o índice compósito PMI da Markit Economics.
O índice compósito de produção Markit Eurozone PMI (Purchase Managers Index) caiu de 46,4 em Agosto para 45,9 em Setembro, segundo um valor provisório divulgado hoje por esta empresa de informação financeira.
O índice mostra assim que o sector privado se contraiu pela 12ª vez em 13 meses, a uma taxa que acelerou e ficou assim ao nível mais intenso desde há mais de três anos, em Junho de 2009, apesar de uma desaceleração da queda da economia alemã. O recuo dos serviços e da indústria aconteceu a um ritmo semelhante entre si.
O dado de Setembro revela também que o terceiro trimestre de 2012 foi o mais fraco desde o segundo trimestre de 2009, quando era ainda muito intensa a recessão que se seguir à crise financeira do Ocidente do final de 2008.
Para o economista chefe da Markit, Chris Williamson, “a desaceleração na zona euro intensificou-se em Setembro, sugerindo que a região sofreu o pior trimestre dos últimos três anos. O índice PMI é consistente com uma contracção de 0,6% do PIB [Produto Interno Bruto] no terceiro trimestre, colocando de novo a região em recessão técnica”.
O mesmo responsável realçou ainda que a diminuição da taxa de desaceleração na Alemanha é uma boa notícia, apesar de uma forte aceleração da queda em França e de ser também evidente o aprofundamento do recuo da actividade na periferia.