por Isabel Pacheco, in RR
Sectores do calçado, do vinho e da produção de kiwi são os grandes responsáveis pela redução do número de pessoas sem trabalho no município.
A contrariar a tendência nacional, Felgueiras conseguiu diminuir em cerca de 20% a taxa de desemprego nos últimos quatro anos.
O sector do calçado, tem de procurar trabalhadores nos municípios vizinhos, em conjunto com o do vinho e da produção de kiwi, é o grande responsável pela redução do número de desempregados.
Os três sectores empregam mais de 12 mil pessoas de modo directo e exportam 700 milhões de euros. Tudo, tecido empresarial 100% nacional, que soube resistir ao piscar de olhos das multinacionais.
“Se Felgueiras tivesse aqui instalado cinco ou seis empresas multinacionais há uns anos, a nossa competência colectiva para empreender tinha-se perdido, porque a tínhamos comprado”, defende o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro.
“Este pequeno milagre de termos a mais baixa taxa de desemprego do país deve-se à competência colectiva deste todo”, sublinha, em declarações à Renascença.