por Lusa, texto publicado por Paula Mourato, in Diário de Notícias
A Câmara Municipal de Pombal aprovou em reunião de executivo a redução dos tarifários do serviço de abastecimento público de água aplicados às instituições sem fins lucrativos.
A proposta aprovada por aquela autarquia do distrito de Leiria prevê uma redução de 17,65 por cento e "reflete-se na tarifa variável, que tem por base o tarifário aplicado aos utilizadores com tipologia doméstica (mas apenas com um único escalão)", refere o município em comunicado.
Segundo a Câmara liderada por Diogo Mateus, esta redução tem impacto também nos serviços de drenagem e tratamento de águas residuais, "cada um com uma redução de 31,91 por cento".
"Esta alteração representa um esforço do município em colmatar as dificuldades sentidas por muitas instituições sem fins lucrativos, garantindo, contudo, o mesmo nível de prestação de serviços com menos recursos", refere a autarquia.
Para o município, esta é também uma possibilidade de "ir ao encontro da redução dos encargos mensais assumidos por estas instituições, que têm um papel fundamental no desenvolvimento do concelho de Pombal, ajudando os mais necessitados através da sua proximidade e capacidade de resposta".
A Câmara de Pombal sublinha que "a alteração do tarifário não colocará em causa a sustentabilidade económica dos sistemas públicos de abastecimento, tratamento de águas residuais e de resíduos".