26.6.20

«Observatório da pobreza alertou: só no mês de abril, Lisboa somos mais 2825 desempregados» - DN

in a Bola

«A pandemia inverteu a tendência de descida do desemprego no concelho de Lisboa: em abril registaram-se mais 2825 desempregados. A maioria destas pessoas chegaram ao fim do contrato de trabalho e este não foi renovado.

No primeiro trimestre deste ano, o país continuava a ver diminuir o número de inscritos nos centros de emprego, mas a covid-19 inverteu esta tendência, particularmente no concelho de Lisboa, revela um estudo do Observatório Luta contra Pobreza na Cidade de Lisboa, com base nas estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade e Segurança Social.

Entre 31 de março e 30 de abril, o concelho passa de 16 339 desempregados para 19 164 (mais 17,3%), quando o aumento em todo o país foi de 47 781 desempregados (14,9%) e de 6077 (10,1%) no distrito.
Os dados finais do primeiro trimestre do ano, sublinham os autores do estudo, já refletem "os impactos da declaração de estado de emergência que se vivia desde 18 de março". Nestes três meses o desemprego decresceu 4,4% em Lisboa, mas numa percentagem inferior ao total do país e do distrito.