18.1.21

Manuel Fernandes, o sem-abrigo que montou um quarto debaixo de uma ponte, tem, finalmente, um teto. A VISÃO acompanhou o momento da chegada à nova casa

Lucília Monteiro, in Visão

O sem-abrigo que, há dois anos, começou a montar um quarto debaixo de uma ponte no Porto e que recebeu a visita de Marcelo Rebelo de Sousa em outubro do ano passado, tem finalmente, um teto. A VISÃO continua a acompanhar esta história. Veja a galeria de fotos, com a chegada de Manuel à sua nova casa

Em agosto de 2020, a VISÃO deu a conhecer a história de Manuel, doente devido às artroses, que, há dois anos, começou a montar um quarto debaixo do viaduto da Rua da Constituição, Porto, depois de uma vida de trabalho em restaurantes.

Manuel, de 63 anos, que sobrevivia apenas com 200 euros mensais enquanto esperava pela idade da reforma, contou, na altura, à VISÃO, como a sua morada tinha passado a ser debaixo da ponte e falou da sua vida solitária, apesar das visitas regulares de amigos ao seu refúgio ao relento, para uns jogos de dominó ou cartas.

Em outubro, Manuel foi surpreendido pela visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O sem-abrigo contou que viu uma moto aproximar-se e saltar uma pessoa com um capacete. “Pensei que era mais um assaltante”, confessou. Afinal, tratava-se de um elemento da curta comitiva do Presidente da República, que anunciou a chegada do ilustre visitante. Marcelo Rebelo de Sousa inteirou-se demoradamente da situação de Manuel Fernandes, com quem foi a um bar próximo tomar uma cerveja e a quem prometeu expor o caso às autoridades municipais.

As reportagens sobre a visita de Marcelo chamaram a atenção de José António Pinto, assistente social, que se empenhou no caso e identificou uma pequena casa a precisar de obras. A construtora Mota-Engil fez, graciosamente, as reparações necessárias, que ficaram prontas em dois meses, mesmo a tempo de Manuel Fernandes se mudar, mais o seu cão Borboleto, na véspera de Natal. 2020 acabou bem para Manuel.