9.3.09

Cavaco elege combate à pobreza como causa nacional

in TSF

O Presidente da República defendeu, esta segunda-feira, no encerramento de um Roteiro para a Inclusão, que a pobreza não é uma fatalidade e que só pode ser vencida se houver uma mobilização nacional.

Cavaco Silva diz que a pobreza tem de ser assumida como uma causa nacional Cavaco Silva afirma que a pobreza deve ser combatida por todos.

Para Cavaco Silva, a pobreza «tem de ser assumida como uma causa nacional e não como qualquer coisa» que o Estado deve resolver».

«Se tivermos esse pensamento, ficaremos desiludidos porque no fim a pobreza continuará aí e depois teremos apenas palavras de lamentação por não termos conseguido os resultados que desejavamos», acrescentou.

O Presidente da República considerou que a actual crise económica internacional criou novos riscos de pobreza associados ao desemprego, ao endividamento excessivo e à desestruturação familiar, frisando que esses problemas têm de ser combatidos.

«Seria ilusório imaginar que a pobreza do nosso país pode ser vencida exclusivamente pela acção dos poderes públicos. Penso que temos de juntar cidadãos, empresas, universidades, câmaras municipais, juntas de freguesias», entre outros, sublinhou.

Cavaco Silva visitou esta segunda-feira a Obra Diocesana, no Bairro da Pasteleira, e o centro da Assistência Médica Internacional (AMI) na Campanhã, no Porto, considerando os dois locais dois bons exemplos de combate à exclusão social.