7.6.10

Contas e casas vão entrar nas contas do RSI

Alexandra Figueira, in Jornal de Notícias

O dinheiro que tenham no banco e os bens imóveis, como casas ou terrenos, vão passar a ser contados para a atribuição do Rendimento Social de Inserção, prevê o Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento.

Enquanto isso, e pela primeira vez, em Abril a Segurança Social foi ver que rendimentos (salários ou outros apoios do Estado) recebem todos os beneficiários do subsídio. E chegou à conclusão que perto de 44 mil pessoas não tinham direito a RSI, ou recebiam demasiado dinheiro.

Ao todo, disse Pedro Marques, secretário de Estado da Segurança Social, 45 mil beneficiários (um décimo do total) foram atingidos: uma pequena minoria (1300 pessoas) até ficou a ganhar mais, mas os restantes ou perderam o RSI (8595 beneficiários) ou passaram a receber menos (mais de 35 mil pessoas). A verificação passará a ser feita de meio em meio ano.

Além disso, a Segurança Social está a aumentar as visitas a casa dos beneficiários, escolhidos com base em indicadores de risco. Por exemplo, a pessoa passar anos sem ter rendimentos de trabalho. "As pessoas não vivem do ar", justificou Pedro Marques. O objectivo é apurar das suas reais condições de vida de quem se candidata ou recebe a prestação. Foram escolhidas 12 mil famílias para receber a visita dos serviços e perto de metade já foi feita.