Ana Henriques, in Público on-line
Proposta de lei já entrou no Parlamento, mas tanto a Comissão de Dados como a Associação Nacional de Municípios discordam.
O Governo pretende divulgar a identidade dos beneficiários de habitação social, mas uma proposta de lei nesse sentido, aprovada em Conselho de Ministros e entregue no Parlamento para discussão, levanta problemas legais relacionados com o direito à privacidade.
Para a Comissão Nacional de Protecção de Dados, a divulgação deste tipo de informação “abre o caminho a tratamento de dados de alto poder discriminatório […], ultrapassando, em larga medida, o objectivo de transparência e de acesso público à informação”.
Também a Associação Nacional de Municípios defende que a atribuição de habitação social deve estar excluída da obrigação de publicitação, dado o carácter assistencialista deste tipo de apoio, “dirigido a agregados familiares carenciados ou em situação de fragilidade”.
A proposta em causa integra um diploma de âmbito mais vasto, que prevê a publicitação, no site da Inspecção-Geral de Finanças, do nome dos beneficiários quer de subsídios públicos, quer de apoios comunitários. Contra a divulgação dos apoios sociais está igualmente a Assembleia Legislativa da Madeira, que, num parecer da sua comissão permanente da administração pública, a considera inaceitável à luz do princípio de protecção e respeito da privacidade dos cidadãos.
O PÚBLICO tentou insistentemente, ao longo das últimas semanas, obter esclarecimentos do Ministério das Finanças sobre esta matéria, mas deparou sempre com recusas por parte das suas porta-vozes.