7.6.13

"Há um desgaste básico no país", disse D. Manuel Clemente

José Vinha, in Jornal de Notícias

D. Manuel Clemente disse, esta terça-feira à tarde, em Paredes, que há um desgaste básico, natural, no país e nos decisores políticos, desde logo pela dependência externa do país, mas advertiu: "É necessário juntar à austeridade crescimento e investimento".

À margem da inauguração do Centro Escolar de Sobrosa, Paredes, D. Manuel disse que "este Governo, como outro Governo que fosse estável há dois anos, teria sempre que se defrontar com esta situação".

"O desgaste é dos próprios problemas e com uma dependência externa, que nunca tivemos - e com uma margem de manobra muito reduzida - é absolutamente necessário que a austeridade seja contrabalançada com investimento e crescimento".

"Está visto que o investimento tem força interna, mas há muita dependência externa. Qualquer poder teria imensas dificuldades, porque há um desgaste básico", frisou.

Instado a comentar a greve geral que se avizinha, D. Manuel afirmou que apoia uma sociedade que se manifesta, "desde que o faça em sociedade". "Há todo espaço para reivindicar", frisou.

"Vejo essas reivindicações com relativa naturalidade. É natural que uma sociedade se manifeste e exponha as suas razões, porque cada um tem a própria perspetiva. Vivemos numa sociedade democrática", concluiu.