Publicado por Daniel Rijo, in Local
SANTIAGO DO CACÉM – A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca recebe, no dia 5 de setembro, às 14h30, o Fórum da Rede Social de Santiago do Cacém. O tema em debate, Pobreza Infantil – Futuro Hipotecado, “infelizmente está na ordem do dia e segundo os últimos indicadores de que o país dispõe – no Município de Santiago do Cacém não é diferente – há cada vez mais famílias com dificuldades, na pobreza e isso reflete-se nas nossas crianças e jovens”, sublinha Álvaro Beijinha, Vice-Presidente da Câmara Municipal.
Aprofundar a discussão sobre esta realidade é o objetivo primordial do Fórum, com um painel de oradores que trabalham na área e que vão disponibilizar indicadores mais pormenorizados. Álvaro Beijinha – que fará a abertura dos trabalhos − considera esta ocasião como ideal para “procurar contrariar esta tendência crescente, em particular nas crianças”. Adélia Silva, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santiago do Cacém; Fátima Veiga, Socióloga do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza; e Rita Rato, Deputada do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português na Assembleia da República serão as oradoras ao longo da tarde, que vai ainda incluir um espaço para debate e troca de ideias.
No Município de Santiago do Cacém, os indicadores revelam que “o número de sinalizações de crianças e jovens em risco tem vindo a aumentar e isso tem como consequência direta a pobreza nas famílias e nos meios onde estão inseridos”, situação que o Vice-Presidente da Câmara Municipal classifica como “extremamente preocupante”.
Álvaro Beijinha alerta que “cabe a nós todos, à sociedade em geral, contribuir para combater a pobreza e em particular a pobreza infantil”, esperando que deste Fórum saia “um conjunto de conclusões que possam contribuir para o combate à pobreza infantil”.
As entradas para o Fórum da Rede Social de Santiago do Cacém são gratuitas.