20.9.13

A candidatura visitou a EAPN Viseu – Rede Europeia Anti Pobreza.

in Blogue José Junqueiro

A candidatura de José Junqueiro à autarquia de Viseu reuniu, no passado dia 5 de setembro, com José Machado do Núcleo Distrital de Viseu da EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza. A EAPN Viseu é um dos 18 Núcleos Distritais da EAPN Portugal, sediada no Porto, que por sua vez integra a Rede Europeia. O trabalho ONG internacional no combate à pobreza e exclusão social tem sido destacado e premiado pelas mais diversas entidades, fazendo dela um parceiro privilegiado neste setor. Em Viseu, a EAPN integra o Núcleo Executivo da Rede Social.

Na reunião, para além de conhecer o trabalho e as dificuldades sentidas pela ONG no seu território de intervenção (o distrito de Viseu), foi particularmente interessante debater a forma como as nossas preocupações e propostas no domínio da intervenção social se cruzam com o Apelo que a EAPN tornou público a todos/as os/as candidatos/as às eleições autárquicas. Deste Apelo fazem parte um conjunto de propostas que integrámos, desde início, nas nossas medidas programáticas. Elas vão no sentido da inclusão na agenda da governação local do objetivo da erradicação da pobreza; do reforço dos recursos locais para combater a exclusão social, potenciando os Fundos Estruturais 2014-2020; da construção de um novo projeto democrático; de uma gestão pró-ativa do território: cultura de planeamento e governança territorial; de um diagnóstico sobre os perfis de pobreza local; e do reconhecimento da legitimidade democrática das instituições locais de solidariedade social.

(consultar em http://www.ionline.pt/artigos/portugal/rede-europeia-quer-prioridade-dos-candidatos-no-combate-probreza)

Antecipando estas preocupações e recomendações quanto ao papel das autarquias no combate à exclusão social, a candidatura anunciou no início desta semana a sua intenção de criar uma Estratégia de Emergência Social em Viseu, com duas linhas força de ação: 1 – apoio ao sector social e capacitação das instituições sociais; 2 – estratégia local de combate à pobreza e exclusão social.