25.9.13

Governo francês defende expulsão de ciganos

in Jornal de Notícias

O ministro do Interior francês, Manuel Valls, disse, esta terça-feira, que os acampamentos ilegais de ciganos romenos e búlgaros que proliferaram em França devem ser desmantelados e os seus ocupantes expulsos do país.

"Os ciganos devem regressar à Roménia ou à Bulgária", cujas autoridades têm que "fazer esforços para a sua integração", disse Valls, numa entrevista à France Inter.

O ministro insistiu que nos arredores dos acampamentos grassa a "mendicidade e a delinquência", justificando por isso o desmantelamento e as expulsões que ordenou, como no caso de um dos maiores acampamentos que havia em Lille (norte).

"As soluções passam em particular pelas expulsões", repetiu Valls, que, ao ser questionado sobre o grau de integração desses ciganos em França, respondeu: "essas populações têm modos de vida que são extremadamente diferentes dos nossos".

Sobre as negociações para a entrada da Roménia e da Bulgária no espaço Schengen, que permitiria a circulação destas populações sem controlo em outros países, frisou que "nada está decidido".

Valls afirmou que o que se discute num primeiro momento é a aplicação dos acordos de Schengen de livre circulação apenas nos aeroportos e não nas fronteiras terrestres.