25.9.13

Juntar maus alunos na mesma turma está a dar bons resultados

Helena Norte, in Jornal de Notícias

Escola dividiu estudantes em função das notas e juntou os de pior desempenho em turmas com apoio reforçado Medida alvo de críticas é agora aplaudida


A polémica rapidamente deu lugar a aplausos. A Escola João Gonçalves Zarco juntou os alunos com mais dificuldades em turmas onde foi reforçado o apoio. Os resultados foram positivos e o projeto alargado.

Designado "Zarcompensa", o projeto da escola básica e secundária de Matosinhos arrancou, no ano letivo passado, em duas turmas dos 8.o e 10.o anos. O primeiro passo foi fazer testes de diagnóstico a Português e Matemática. Os resultados, em conjugação com as notas anteriores, permitiram aferir o nível de conhecimentos às duas disciplinas. A seguir, foram constituídas turmas com os alunos com mais dificuldades.

Os pais reagiram com apreensão e desconfiança. "Os nossos filhos vão para uma turma de 'burros'?" - era a pergunta que Maria Rosa Carvalho, da associação de pais, mais ouvia dos apreensivos encarregados de educação. "Eu compreendia porque se fosse com o meu filho também ficava preocupada, mas houve, por parte da escola, um grande esforço para esclarecer todas as dúvidas."