24.10.13

Famalicão: o dia em que todos foram iguais

in Correio do Minho

Dinamizado pela Comissão Social Interfreguesias de Antas e Calendário - CSIFAC, da Rede Social e inserido na Jornadas Pela Cidadania impulsionada em todo o país pela Rede Europeia Anti-Pobreza Pobreza - EAPN, realizou-se no passado dia 17 de outubro o Roteiro pela Cidadania em Vila Nova de Famalicão.

Em espaços escolares específicos e nos intervalos das aulas, foi dinamizada uma mescla de teatro, música e dança, a cargo dos alunos do curso de animação da CIOR e do grupo Favela 31, composto por jovens e crianças de étnia cigana da Urbanização da CAL. Estes momentos aludiram à luta contra o racismo, contra a xenofobia, contra a exclusão social e promoção de uma cidadania inclusiva. Ao mesmo tempo com os mais jovens, nas E.B. 1 dos agrupamentos foi apresentado o conto “Ser Educado”, tendo sido trabalhado o seu conteúdo num ateliê de artes plásticas, pelas equipas de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade D. Maria II e pela Equipa de Desenvolvimento Social das Urbanizações Camarárias - Ação Social.

Centenas de jovens, dos Agrupamentos de Escolas D. Sancho I, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e da Escola Profissional CIOR, acolheram as dinâmicas apresentadas e interiorizaram a mensagem transmitida.

Ao mesmo tempo no Centro de Saúde de Vila Nova de Famalicão teve lugar a exposição “Oportunidades, Igualdade e Integração” com a apresentação de todo o trabalho desenvolvido pela equipa e alunos do Programa Integrado de Educação e Formação - PIEF em Famalicão. Na Associação Famalicense de Apoio à Deficiência - AFPAD, foi também desenvolvida uma exposição e uma oficina de simbologia grupal com cidadãos portadores de deficiência, com a importante colaboração da Plataforma Animadores Socioeducativos e Culturais - PASEC.

A iniciativa Roteiro pela Cidadania atingiu de forma positiva os objetivos inicialmente propostos. O caminho para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e onde todos se façam ouvir e se possam fazer ouvir continuará a ser percorrido em Vila Nova de Famalicão, com colaboração continua de todos os parceiros que compõem a Comissão Social de Antas e Calendário.