25.10.13

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

in Alto Alentejo

Dia 17 de Outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no Jardim da Avenida da Liberdade.

A EAPN/Portugal, juntamente com os parceiros locais, promove anualmente esta iniciativa, desenvolvida a nível nacional, envolvendo um conjunto alargado de entidades que trabalham segundo uma metodologia de trabalho em rede. Nesta iniciativa, os parceiros locais (Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN/ Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza e a Rede Social do Concelho de Portalegre), pretendem realizar, durante a tarde, um conjunto de actividades de carácter social e lúdico, entre as quais um “Flash Mob” com coreografia (coração a palpitar), e ainda elaboração de murais, frases e pinturas, que envolvam os diferentes públicos: idosos, jovens, pessoas com deficiência, promovendo a reflexão na sociedade que queremos construir para o futuro. Neste sentido, convidamos a população a contribuir com a doação de géneros alimentares que, posteriormente serão doados à Loja Social de Portalegre.

O desenvolvimento de acções desta natureza fomenta, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias a nível local.

A iniciativa pretende ainda celebrar o Ano Europeu dos Cidadãos, tendo como principal enfoque a defesa pela construção de uma sociedade justa e igualitária para todos os cidadãos e, por isso, livre de pobreza e de exclusão social.• Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza