23.10.13

Há seis instituições de solidariedade em risco de fechar

in Jornal de Notícias

Há seis instituições de solidariedade em risco de fechar

Pedro Guerra, que deu conta que se estão a envidar todos os esforços para que as instituições não fechem. Têm-se feito pedidos de apoio a autarquias e Segurança Social, na tentativa de encontrar soluções , adiantou o coordenador da EAPN.

OS DADOS do núcleo de Bragança da Rede Europeia Antipobreza (EAPN) dão conta que seis instituições particulares de solidariedade social do distrito estão em risco de fechar devido aos cortes nos financiamentos , denunciou Pedro Guerra, o coordenador distrital da EAPN. Trata-se de casos que dão respostas em várias áreas e de intervenção, cujos nomes o responsável não quis divulgar. São situações que estão a ser estudadas e acompanhadas para que nó entrem em - rutura total. São seis nas cerca de 100 que existem no distrito, o que é um número muito relevante , admitiu

Aumento de pedidos
O número de pedidos de apoio particulares aumentou 30%, o que também dificulta a vida de muitas entidades. A crise tem provocado danos nas pequenas instituições, devido aos cortes dos apoios do Estado. A maior fragilidade dessas entidades terá reflexos no aumento dos casos da pobreza que vão multiplicar-se , reconheceu Pedro Guerra, deixando os utentes desprotegidos.
Os cortes são muitos e algumas instituições começam a não ter dinheiro para gerir do dia a dia , acrescentou.