28.10.13

SOS-Estudante atende mais adultos sós

Patrícia Jesus, in Diário de Notícias

Coimbra. Pessoas com mais de 36 anos são a maioria em mais de metade dos meses. Serviço tem 30 voluntários

Foi criada há 16 anos para dar apoio emocional aos alunos da Universidade de Coimbra, mas hoje a Linha SOS- Estudante atende chamadas do País inteiro e sobretudo de pessoas mais velhas, muito afetadas pela solidão, explica a coordenadora, Ana Cláudia Bordalo. Todos os dias, das oito da noite à uma da manhã, os voluntários estão disponíveis para escutar quem precisa.

"A maioria das pessoas que nos telefonam é mais velha e liga para ter alguém que a escute, diz Ana Cláudia Bordalo, reconhecendo que é uma realidade que não deixa de os surpreender. No ano passado, cerca de 90% das 455 chamadas atendidas eram de homens, e em cinco dos 11 meses em que a linha funcionou a maioria tinha mais de 35 anos, com um peso significativo dos maiores de 50.

Não era esse o objetivo Inicial do serviço, criado em 1997: a linha foi pensada “para aqueles estudantes que estão afastados do ambiente de festa académico, ou porque não gostam ou porque não se enquadram. Há pessoas que têm essa dificuldade, não se reveem nos valores da praxe académica e em cidades como Coimbra é muito fácil ficarem à margem e um pouco excluídas de tudo o resto” explica Ana. Ela própria não teve Numa adaptação muito fácil” a Coimbra, quando chegou, vinda da Guarda. há seis anos.

[leia aqui o artigo na íntegra]