30.10.13

Espinho lança projecto-piloto que monitoriza saúde de idosos isolados

in Público on-line

Projecto Keep Care é financiado pelo Fundo Social Europeu. Nesta primeira fase abrange 50 pessoas.

O município de Espinho torna-se nesta segunda-feira o primeiro do país onde idosos que vivem sozinhos podem ter a sua condição clínica controlada à distância pelos técnicos da autarquia, disse o presidente da Câmara, Pinto Moreira.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que esta será a primeira aplicação em Portugal do projeto Keep Care que, tendo já obtido “grande sucesso” em países nórdicos, poderá mudar substancialmente “a segurança da população sénior que vive isolada”.

Em Espinho, o programa é integralmente financiado pelo Fundo Social Europeu e, nesta primeira fase, prevê a monitorização de 50 cidadãos, aos quais será aplicada uma banda de cintura equipada com tecnologia própria para lhes medir, por exemplo, o ritmo cardíaco.

“Essa monitorização decorre em tempo real e está sempre a ser controlada”, explicou Pinto Moreira, atribuindo esse controlo à empresa Increased Time, que é parceira no projecto. “Se o chip detectar algum problema, é logo alertado um técnico que vai à residência desse idoso ver a que se deve a situação e que, em caso disso, activa os meios de emergência normais”.

A componente técnica do projecto conta também com o apoio da operadora telefónica Optimus, sendo que os primeiros 50 aparelhos de cintura a distribuir pelos idosos mais isolados do concelho até final de 2013 “não terão qualquer custo financeiro para esses utentes”.

Consoante os resultados desta fase-piloto, o objectivo da autarquia é depois alargar a cobertura do Keep Care a outros cidadãos, “com a eventual possibilidade de esses adquirirem os próximos aparelhos a um preço especial - graças ao facto de Espinho ter sido o primeiro município do país a aderir ao programa”.

Para Pinto Moreira, esta iniciativa enquadra-se na estratégia que a divisão social da autarquia já vem desenvolvendo no município, com medidas como a do balneário social e a do transporte gratuito até ao Hospital de Gaia, que é a unidade de referência para Espinho.

“No caso do Keep Care, o cenário ideal era que todos os idosos de Espinho que vivem sozinhos, sem companhia, pudessem passar a contar com esta tecnologia”, afirma o autarca. “Esse seria um contributo inestimável para a sua segurança e ajudaria também à tranquilidade da restante comunidade do concelho”.