in iOnline
Nesta primeira sessão do Conselho Europeu, os líderes dos 28 Estados-membros deverão acertar uma estratégia para tirar maiores vantagens do capital científico europeu, reforçar o investimento e desenvolver um mercado único digital na União Europeia
Os líderes europeus reúnem-se na quinta e na sexta-feira, em Bruxelas, para debater propostas de reforço da economia digital na União Europeia e avaliar a implementação da união bancária e dos programas de emprego jovem.
Segundo uma nota do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, divulgada hoje, a cimeira europeia, que começa na quinta-feira às 17:00 (16:00 em Lisboa), irá ter na sua primeira sessão de trabalho uma discussão dedicada à economia digital, inovação e serviços, estando prevista uma introdução pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Numa carta enviada aos chefes de Estado e de governo da União Europeia, no final do mês de setembro, Durão Barroso, pediu mais empenho para "tirar o máximo partido" do mercado digital e fornecer um impulso ao crescimento económico e à criação de emprego.
Nesta primeira sessão do Conselho Europeu, os líderes dos 28 Estados-membros deverão acertar uma estratégia para tirar maiores vantagens do capital científico europeu, reforçar o investimento e desenvolver um mercado único digital na União Europeia.
Ao jantar, os chefes de Estado e de governo da União Europeia irão avaliar os progressos feitos desde junho na aplicação dos programas de apoio ao emprego jovem e debater os principais temas relativamente ao aprofundamento união económica e monetária: união bancária, coordenação das políticas económicas e medidas para reforçar a dimensão social.
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deverá estar presente no jantar para discutir com os líderes europeus o processo de execução da união bancária e de avaliação das instituições bancárias, previsto para 2014.
Na sexta-feira de manhã, os líderes europeus deixarão os temas económicos e financeiros para preparar a cimeira da Parceria para o Leste, que terá lugar em Vilnius, na Lituânia, a 28 e 29 de novembro.
Os chefes de Estado e de governo da União Europeia deverão ainda abordar os recentes naufrágios em Lampedusa e os problemas humanitários e de imigração recorrentes naquela zona do Mar Mediterrâneo.