16.12.20

Solidariedade: Paróco do Porto promove programa de alojamento para sem-abrigo

in Ecclesia

Padre Agostinho Jardim Moreira destaca impacto da pandemia

Porto, 15 dez 2020 (Ecclesia) – O pároco de São Nicolau e de Nossa Senhora da Vitória, no Porto, está a ajudar pessoas sem-abrigo colocando-as em pensões da cidade, com o apoio de donativos individuais.

O padre Agostinho Jardim Moreira relata à Agência ECCLESIA que, com a pandemia, muitos ficaram sem emprego e sem alojamento, sendo frequente ver pessoas “a dormir nos portais e nos bancos do Jardim da Cordoaria, no Porto”.

Após dialogar com um empresário da cidade, este disponibilizou-se “a suportar o encargo com seis pessoas sem-abrigo, para lhes dar dormida num quarto digno e um quarto de banho”, frisou o pároco de São Nicolau e de Nossa Senhora da Vitória, situadas no centro histórico da cidade.

Posteriormente, o padre Agostinho Jardim Moreira lançou o apelo solidário numa reunião onde é assistente religioso e um participante disponibilizou-se “a assumir o cuidado de mais uma pessoa sem-abrigo”.

Atualmente, são sete as pessoas ajudadas por esta iniciativa.

O sacerdote assume que, sempre que presenciava o drama dos sem-abrigo, se questionada sobre a pregação de “um amor incondicional ao próximo, particularmente aos mais pobres” e o “permanecer incapaz de mudar a situação deles”.

O padre Agostinho Jardim Moreira revela alguns testemunhos de pessoas auxiliadas com um quarto: “O senhor salvou-me a vida” e “Matam-nos quando nos atiram para o lixo”.

O compromisso dos patrocinadores “é ilimitado no tempo” e as pessoas ajudadas vão ser acompanhadas por “uma equipe multidisciplinar para os acompanhar no seu percurso de inclusão social”, sublinhou o entrevistados.

A maior parte destas pessoas “nem cartão de cidadão tinham, e por isso nem o rendimento social de inserção podiam ter”, acrescentou o pároco de São Nicolau e de Nossa Senhora da Vitória.

“Temos a esperança de que um outro futuro de dignidade e de liberdade fraterna se hão de proporcionar a estas pessoas”, conclui.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, recorreu à sua conta na rede social Twitter para desafiar pessoas e instituições a associar-se a esta iniciativa de alojamento para sem-abrigo.

LFS/OC