in o Observador
A secretária de Estado da Inclusão vincou que "a Comissão decidiu, e bem, intensificar a ação europeia", reagindo ao lançamento da nova Estratégia Europeia para a Deficiência.
O lançamento da nova Estratégia Europeia para a Deficiência, que visa reforçar os direitos das pessoas com deficiência e que foi esta quarta-feira apresentada pela Comissão Europeia, é um “grande momento”, destacou Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão.
A Comissão Europeia apresentou uma estratégia europeia ambiciosa para os direitos das pessoas com deficiência para garantir a sua plena participação na sociedade, em igualdade, fazendo com que os princípios do Tratado da União, que estabelecem a igualdade e a não discriminação, sejam realmente eixos centrais das políticas da União Europeia (UE)”, disse à Lusa Ana Sofia Antunes.
A secretária de Estado sublinhou que “as pessoas com deficiência têm o direito de participar em todas as áreas da vida“, e que, “embora as últimas décadas tenham trazido avanços no acesso à saúde, educação, emprego, atividades recreativas e participação na vida política, muitos obstáculos permanecem”.
Por isso, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, vincou que “a Comissão decidiu, e bem, intensificar a ação europeia”.