O último confinamento fez aumentar o número de beneficiários do Rendimento social de inserção.Entre janeiro e fevereiro de 2021, foram contabilizados quase mais três mil pedidos deste apoio em Portugal.
Um casal que prefere manter-se no anonimato, recebe por mês 322 euros para fazer face às despesas. Fazem parte das mais de 100 mil famílias a receber rendimento social de inserção em Portugal. Um valor que não era tão alto desde abril de 2019.
Em Março de 2020 uma oportunidade de emprego acabou por ficar sem efeito devido à pandemia e, desde então, não receberam resposta de nenhuma das muitas candidaturas enviadas. Chegaram a viver na rua mas a segurança social encaminhou-os para um albergue. A alimentação, muitas vezes, só e possível graças à solidariedade.
Os confinamentos fizeram aumentar os pedidos de ajuda que, desde o inicio do ano, já são mais 3 mil. O país está a preparar a primeira estratégia nacional de combate à pobreza. Em causa está a possível subida do valor desta prestação social. Em Portugal, é considerado pobre quem tem um rendimento mensal inferior a 540 euros.