"Há muitos idosos a morar sozinhos na baixa e que precisavam de um acompanhamento de proximidade. Este projeto surge para dinamizar o dia-a-dia deles e criar alguma atividade", explica a responsável.
▲O projeto está a ser implementado no terreno pela Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), com a distribuição de "tablets" junto de 20 idosos, a maioria a morar na baixa de Coimbra
O projeto ACERSI Cuida+ começou há cerca de um mês a distribuir “tablets” por idosos de Coimbra, com o dispositivo eletrónico a transformar-se numa espécie de companhia e numa forma de minimizar a solidão vincada pela pandemia.
Rosalina Bernardo, de 81 anos, a morar na baixa de Coimbra, esquece a conversa que estava a ter e concentra-se no jogo de memória que tem à sua frente, num “tablet”. “Eu adoro isto. Isto é tão bom, tão bom”, disse à agência Lusa a mulher que mora sozinha e que foi a primeira a receber o equipamento.
O projeto, financiado pelo BPI e Fundação La Caixa a partir da Iniciativa Social Descentralizada, está a ser implementado no terreno pela Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), com a distribuição de “tablets” junto de 20 idosos, a maioria a morar na baixa de Coimbra.
Na aplicação, é possível ouvir músicas, ver filmes, jogar jogos, fazer videochamadas com familiares, ver o terço ou acompanhar a missa em Fátima e no Vaticano ou ainda acionar um botão de emergência associado à equipa da ACERSI.