16.4.21

Propostas apresentadas para problemas Sociais no Distrito de Beja

in a Planície

O Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza colaborou num documento, sobre um reforço participativo na prioridade de investimento das estratégias de desenvolvimento em rede no Distrito de Beja.

João Martins do Núcleo de Beja da EAPN, referiu à Planície que “este documento surge numa altura fundamental em que se vai iniciar um novo Quadro Comunitário de Apoio e nesse sentido espelha a visão e a missão na Rede no seu trabalho”. E adianta que “é um documento, que foi construído com os parceiros e várias personalidades, que no fundo fazem o retracto, os desafios e as preocupações do mesmo”.

João Martins acrescenta que “assinalamos que é um documento que foi entregue na CCDR Alentejo, através do Núcleo de Beja, mas que cada região tem as suas particularidades e efectuaram documentos similares que enviaram para as CCDR respectivas”.

Em relação ao objectivo salientou que “é auxiliar as políticas publicas, naquilo que é a aplicação destes fundos no sentido de uma melhor coerência sustentada e integrada. Vivemos num território promissor que em termos de PIB aumentou muito com as exportações, fruto da agricultura, temos um potencial incrível para crescer, mas há também, muitos desafios pela frente”.

Como prioridades de investimento no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual entre outros encontra-se o reforçar a rede de cuidados continuados; Promover a criação de serviços de proximidade locais de apoio aos idosos incluindo a telemedicina; Apoiar as famílias na responsabilização para a valorização do estatuto do maior acompanhado e consequentes direitos dos idosos e criar mecanismos de monitorização, auditoria/regulação e fiscalização da actividade social distrital com todos os parceiros locais.