9.6.10

Mais de uma centena de hortas sociais vão ser criadas no centro de Aveiro

Por Maria José Santana, in Jornal Público

Mais de uma centena de famílias de Aveiro vão ter a oportunidade de cultivar uma horta num terreno que é propriedade da câmara municipal. A ideia de criar hortas públicas já mereceu a aprovação em reunião do executivo camarário, estando o projecto a ser ultimado junto das entidades parceiras da autarquia. O projecto-piloto irá decorrer num terreno situado numa zona central da cidade, na área das Barrocas, e dará prioridade às famílias mais carenciadas.

"Numa época de crise, estas hortas sociais podem assumir uma grande importância para as famílias mais desfavorecidas", sublinhou Maria da Luz Nolasco, vereadora do pelouro de Acção Social da Câmara de Aveiro. A autarquia ainda está a trabalhar no regulamento do projecto, mas assume, desde logo, essa regra básica. "Numa primeira fase, as hortas destinam-se a pessoas com um rendimento per capita baixo. Só depois, caso sobrem hortas, abriremos a outras famílias", asseverou a vereadora.

O terreno em causa, situado entre a Capela do Senhor das Barrocas e o canal de São Roque, está reservado para "um futuro parque da cidade". No entanto, uma vez que não existe ainda data prevista para a sua construção, a autarquia decidiu dar-lhe este uso público, explica a vereadora. "Desta forma, começamos também a limpar o terreno, dando início ao futuro parque", justificou Maria da Luz Nolasco.

Segundo foi anunciado pela autarquia, as hortas serão servidas por acessos, um poço e reservatório para águas residuais. Mas está igualmente prevista a instalação de abrigos para máquinas e alfaias agrícolas. O desenho deste projecto já efectuado pela câmara de Aveiro prevê a criação de um total de 118 hortas no centro da cidade. "Será um projecto-piloto, uma vez que a ideia passa por alargar esta aposta a outros locais do concelho", adiantou ainda a vereadora do pelouro da Acção Social, Maria da Luz Nolasco.