28.3.12

Apostar na agricultura para travar pobreza

Texto Miguel Marujo, in Fátima Missionária

Até 2015 gastar no setor agrícola significa o tipo mais eficaz de investimento para que se ponha um travão na pobreza em África

Com o prazo limite dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) cada vez mais próximo – a menos de três anos de distância –, um responsável das Nações Unidas enfatizou segunda-feira que os gastos com a agricultura representam o tipo mais eficaz de investimento para travar a pobreza em África.

“Aumentar o investimento na agricultura é essencial para alcançar os ODM” até 2015, afirmou o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo F. Nwanze. “Os investimentos na agricultura são mais eficazes em retirar as pessoas da pobreza do que os investimentos em qualquer outro setor – não só impulsionam o crescimento económico como definem um cenário de longo prazo de desenvolvimento sustentável, e pagam altos dividendos em termos de qualidade de vida e dignidade para a população rural pobre.”

Estas observações de Kanayo F. Nwanze foram feitas na véspera da sua partida para Addis Abeba, Etiópia, onde estará esta terça-feira com ministros africanos em reuniões de alto nível para planear ações concretas que dinamizem o crescimento no continente, assegurando que a agricultura está no topo das agendas nacionais.